(por ordem alfabética)
Projetos Concluídos
"Culturas de Bem-Estar: Meditação, Cultura de Paz e Direitos Humanos"
Coordenação: Profa. Dra. Arneide Bandeira Cemin e Prof. Dr. Vinicius Valentin Raduan Miguel.
Descrição: A proposta da ação de extensão constitui um programa organizado em cinco tipos de atividades: formação dos docentes, oficinas sobre a Bioética, a ciência e a sabedoria da meditação; Rodas de Conversa sobre Cultura de Paz e Direitos Humanos; prática extraclasse e relatório; Planejamento das ações a serem desenvolvidas no segundo semestre de 2019. A idéia é fornecer encontros em que se reflita sobre prática e vivência das diversas culturas de bem estar e do “cuidado de si”, tais como as apresentadas pelo pensamento oriental, como a yoga, as diferentes formas de meditação; e pelo pensamento Ocidental, como a Bioética, o cuidado de si, a cultura de Paz e os Direitos Humanos, dentre outros.
Ciclo: 2019-2020.
Institucionalização: Certidão de Extensão n° 102/2019/PROCEA-UNIR.
"Observatório de Cidadania"
Coordenação: Prof. Dr. Vinicius Valentin Raduan Miguel.
Descrição: O projeto/prestação de serviço consiste em acompanhar/observar/monitorar reuniões de
instituições participativas (órgãos colegiados de direitos). No âmbito acadêmico, a relevância se
dá pela presença de assento permanente da Universidade em muitos de tais colegiados,
decorrente de previsão legal. Ademais, no campo sociológico e político, referidas instituições
participativas têm ganhado proeminência por favorecerem a mediação de conflitos entre
sociedade civil e Poder Público. No contexto social, típico da extensão, a proposta se insere
permitindo acompanhar as demandas coletivas e difusas da sociedade local, sobretudo de
grupos sociais em situação de vulnerabilidade, que acabam por escoar demandas coletivas aos
espaços. O objetivo, outrossim, será centrar-se na participação efetiva/observante das reuniões
de colegiados de direitos e atuar como eventual facilitador no bojo de articulações políticas de
entidades representativas da sociedade civil com assento nas instituições participativas em
comento, articulação esta que passará pela elaboração de relatórios, briefings,
denúncias/representações, apoiando a atuação da sociedade civil. A metodologia compreende,
enquanto extensão, a ideia de pesquisa-ação, com outras nuances de metodologias de
intervenção social. A carga horária consistirá em 320 horas (20 horas semanais x 04 meses).
Ciclo: 2019-2020.
Institucionalização: Certidão de Extensão n° 109/2019/PROCEA-UNIR.
"Em defesa do Patrimônio Cultural Ribeirinho: educação, memória e cidadania"
Coordenação: Prof. Dr. Luis Fernando Novoa Garzon.
Descrição: O Programa de Extensão se mantém ajustado no diálogo promovido a partir do respeito à produção cultural, às dinâmicas e às estratégias de sobrevivência diárias que alimentam o desejo de que a cultura ribeirinha saia da condição de subalternidade e escassez, pela qual é vista por muitos, e possa ser considerada e valorizada a partir de seus impactos em outras áreas sociais, por sua pluralidade, grandiosidade e sabedoria. Um dos objetivos do PROEP em sua nova fase é, por meio de uma cartografia social, dar continuidade à construção do inventário participativo cultural da comunidade de Nazaré, propondo em conjunto iniciativas educacionais e artísticas que possam provocar discussões e reflexões sociais, econômicas e culturais a partir do protagonismo local.
Ciclo: 2019-2020.
Projetos encerrados
"Café com Lattes"
Coordenação: Prof. Dr. Estevão Rafael Fernandes e Prof. Dr. Gills Vilar Lopes.
Descrição: Desenvolvimento de canal científico da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no YouTube. A ideia é viabilizar uma ferramenta de divulgação científica, com linguagem acessível, que busque inserir a comunidade extra-acadêmica em discussões ocorridas no seio da instituição, dando publicidade a projetos, eventos e pesquisas e garantindo um retorno necessário à comunidade, buscando assegurar mais um canal de educação científica na Amazônia, por meio da chamada transparência ativa, tão enaltecida pela Lei de Acesso à Informação. Importante notar que não se trata de um canal institucional; logo, a ênfase não recai nos procedimentos burocráticos e administrativos internos da UNIR, mas, sim, em temáticas abordadas no âmbito do DCS, no Núcleo de Ciências Humanas (NCH) e do Laboratório Amazônico de Estudos em América Latina (LabLat), que vão desde violência contra a mulher, passando por prevenções a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), direitos humanos e das minorias, integração regional, dentre outras. A mola condutora aqui é abordar os temas de maneira simples e com linguagem acessível, promovendo, assim, a "universalização da universidade".
Ciclo: 2017-2018.
Institucionalização: Certidão de Extensão n° 39/2017-retificada/PROCEA-UNIR.
Link: https://www.youtube.com/channel/UC9aUwODwtDjELKDomSo5eXQ.
"Cineclube deLírio"
Coordenação: Prof. Dr. Robson dos Santos
Descrição: A proposta do cineclube deLírio é apresentar filmes de acordo com temáticas previamente acordadas entre os coordenadores e bolsistas deste projeto de extensão. São 10 temáticas, sendo que cada uma integra 4 filmes. As temáticas escolhidas são: Morte e Eutanásia; Autoritarismo; Infância; Sexualidade; Distopias; Revolução; Cinema e Literatura; Modernidade; Discriminação; e Violência.
Link: http://cineclubedelirio.blogspot.com.br
"Desestruturação social e ambiental das comunidades ribeirinhas urbanas e rurais no município de Porto Velho"
Coordenação: Prof. Dr. Luis Fernando Novoa Garzon
Descrição: O presente projeto deu ensejo à primeira incursão em campo do Grupo de Pesquisa “Poder Político e Políticas nas bordas da Amazônia” criado no âmbito do Departamento de Ciências Sociais. Na região de Porto Velho e adjacências configurouse, a partir do início das obras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira em 2008, uma dinâmica social de novo tipo, com descontinuidades intensificadas no espaço e no tempo. Seu propósito foi iniciar o acompanhamento, em parceria com representantes das comunidades diretamente afetadas e movimentos sociais representativos das mesmas, das transformações observáveis ao longo da implementação do Complexo Hidrelétrico do Madeira.
Link: Relatório final do projeto.
"Em defesa do patrimônio cultural dos ribeirinhos: educação, memória e cidadania nas comunidades do Baixo Madeira"
Coordenação: Prof. Dr. Luis Fernando Novoa Garzon.
Descrição: Com o intuito de integrar ação de extensão com o desenvolvimento e a formação técnica e cidadã do discente, produzir e difundir novos conhecimentos e novas metodologias, este Programa de Extensão do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP) procurou contribuir com o desenvolvimento educacional, cultural, social e político das comunidades tradicionais localizadas no ramal Maravilha e nos Distritos rondonienses de Calama, Nazaré, São Carlos e Cujubim. A valorização e preservação dos patrimônios culturais, no âmbito desta ação, considera o envolvimento efetivo dos moradores na construção de suas narrativas e identificação dos patrimônios a partir de uma perspectiva critica, participativa e emancipatória.
Ciclo: 2018-2019.
Link: Saiba mais.
Projetos em andamento
Saúde Mental e Direitos Humanos: Autismo, Deficiência(s) e Neurodiversidade(s)
Coordenador: VINICIUS VALENTIN RADUAN MIGUEL
Descrição: O projeto justifica-se pela importância social da Universidade em articular e mobilizar temas usualmente suprimidos do debate público, em particular de minorias tradicionalmente excluídas. De tal modo, o impacto social em possibilitar a formação e aprofundamento nos temas de Saúde Mental e Direitos Humanos, no recorte teórico-prático aqui pretendido é notável. Espera-se auxiliar os discentes envolvidos a conhecer melhor a discussão de autismo, deficiências e neurodiversidades, bem como empoderar familiares e pessoas com deficiências, constituindo um instrumental de diálogos para o aperfeiçoamento de políticas públicas e serviços envolvidos. Intenta-se, não menos, que a vivência, decorrente dos diálogos e interrelações estabelecidas, possam enriquecer as/os docentes participantes e, eventualmente, municiar para outras práticas, de respeito, inclusão, acessibilidade e diversidade(s), sejam nas aulas ou pesquisas.
Ciclo: 2022-2023
Link: https://sigaa.unir.br/sigaa/extensao/Atividade/lista_minhas_atividades.jsf
Última atualização: 18/09/2019.