Publicado em: 21/05/2018 19:23:05
Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel ministrará aula no Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Campinas
No próximo dia 24 de maio de 2018, pela manhã, o prof. Dr. Antônio Carlos Maciel ministrará, a convite da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), aula à turma do Mestrado Profissional em Educação Escolar.
A temática da aula girará em torno do tema "A pedagogia histórico-crítica e a dialética conteúdo-forma na construção dos currículos da escola integral", a ser debatido no âmbito da disciplina "A Teoria e Prática da Pedagogia Histórico-Crítica" (EE024).
Saiba mais sobre a pedagogia histórico-crítica
De acordo com o criador de tal paradigma educacional, Dermeval Saviani, a pedagogia histórico-crítica é
[...]tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que ser refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela “Escola de Vigotski”. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social, cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse). (UNICAMP, 2006).
No vídeo abaixo, é possível saber mais sobre a pedagogia histórico-crítica:
Fonte: DCS